Procurando um programa para toda a família, e que combine com o clima de fériasde inverno? Então, a dica é aproveitar o tradicional Festival de Inverno de Paranapiacaba, vila localizada no município de Santo André, que já está em sua 18ª edição. A festa, também conhecida como FIP, será realizada nos últimos fins de semana de julho, nos dias 21, 22, 28 e 29, das 10h às 22h. E tem diversão para todas as idades! São 168 atrações, com música, dança, teatro, literatura e exposições. E tudo gratuito.

As atividades acontecem em diferentes pontos da Vila. Especialmente para as crianças, tem a Casa Lúdica, um espaço que foi montado com sala de jogos, brinquedos e um quintal das brincadeiras com cama elástica e jogos populares. O local funciona em todos os dias do evento, das 10h às 18h, na Rua Campos Salles, 458.

Na mesma rua, bem em frente ao número 459, tem o Mais Lazer, uma tenda com projeções de vídeos, desafios e brincadeiras para a garotada participar. O espaço também funciona em todos os dias do festival, das 10h às 18h.

E ainda vão rolar oficinas especiais para os pequenos nos dias 22 e 23/07. Tem de malabarismo, que acontece das 12h às 14h, no Coreto. A oficina Câmara Mágica é promovida em parceria com o Sesc, das 12h às 16h, no Clube União Lyra Serrano. Também em parceria com o Sesc, e no mesmo local, acontece uma oficina de carimbos e uma de bonecos Bololofos, ambas das 12h às 16h30,

E ainda tem circo e contação de histórias. Para todas as idades, tem shows de diversos estilos musicais, dança, teatro, oficinas artísticas, discotecagem, roda de leitura, fotografia, feira de vinil e de artes e exposições. Ufa, é muita coisa! Você pode conferir a programação completinha aqui!

Nos dias do evento a vila estará bloqueada para o acesso de carros, portanto quem for de veículo próprio poderá utilizar estacionamento que será disponibilizado por uma empresa que fica próximo à vila. O valor do estacionamento será de R$ 45, incluso o traslado. Na Vila haverá wi-fi gratuito, e um app estará disponível para Android e iOS com toda a programação do festival.


Você conhece Paranapiacaba?

Paranapiacaba, lugar de onde se vê o mar, em tupi-guarani, fica no limite entre o planalto paulista e a serra do mar. O local é um patrimônio arquitetônico originário da ocupação inglesa na região da serra para a construção da estrada de ferro Santos-Jundiaí, no final do século 19. Inicialmente era um acampamento de operários, após a inauguração da ferrovia, em 1867, foi transformada na Estação Alto da Serra, para cuidar da manutenção do sistema. Devido à sua localização, último ponto antes da descida da serra, a Vila de Paranapiacaba começou a ganhar importância.

Como Chegar

Para chegar até Paranapiacaba é possível ir de ou carro (pela Via Anchieta) ou com o Expresso Turístico, um trem que sai da Estação da Luz e serve exclusivamente para chegar à vila. Também dá pra ir de ônibus. Saída do Tersa (Terminal Rodoviário de Santo André), localizado na Estação Prefeito Saladino (CPTM), ou da estação ferroviária de Rio Grande da Serra a cada hora.

 

VIA

http://saopauloparacriancas.com.br/programacao-18-edicao-festival-de-inverno-de-paranapiacaba/